Divulgado hoje (18 de setembro de 2014) em São Paulo, em evento com a presença do prefeito Fernando Haddad e dos secretários de transporte Jilmar Tatto (município) e Jurandir Fernandes (estado), a nova pesquisa sobre mobilidade urbana da Rede Nossa São Paulo/Ibope.
O levantamento trouxe novos dados sobre diversas questões de mobilidade e satisfação do cidadão para com a cidade, como a frequência com que os paulistanos usam o transporte público e o carro particular, e a percepção da população em relação ao trânsito e à poluição.
Resultados
De acordo com a pesquisa, a aprovação das faixas exclusivas para ônibus continua alta: 90% dos entrevistados se dizem favoráveis à “ampliação das faixas”. Para 64% dos pesquisados, os governos devem dar mais atenção aos transportes públicos, sendo construção/ampliação de linhas do metrô ou trem (58%) e de corredores de ônibus (37%) as medidas mais urgentes para a melhoria da mobilidade urbana. Além disso, aumentou de 86% para 88% o porcentual de paulistanos favoráveis à construção e ampliação de ciclovias na cidade.
O trânsito na cidade foi considerado “ruim” ou “péssimo” por 70% dos entrevistados. E o tempo total gasto no trânsito, incluindo todos os deslocamentos, ficou em 2h46. Por outro lado, 71% dos entrevistados afirmaram que deixariam de usar o carro, caso houvesse uma boa alternativa de transporte. Foram ouvidas 700 pessoas entre dos dias 29 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.