A microacessibilidade na mobilidade urbana: o caso da estação de trem Santo Amaro, em São Paulo

Artigo da arquiteta e urbanista Yara Baiardi (FAU Mackenzie) analisa a falta de microacessibilidade e interconexão nas estações de trem em São Paulo

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Autor: Yara Baiardi

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: São Paulo

Ano: 2013

 

O artigo encaminhado pela arquiteta e urbanista Yara Baiardi (FAU Mackenzie) para publicação no Mobilize Brasil parte da premissa de que, em São Paulo, falta articulação das estações de trem com os demais modos de transporte - a pé, bicicleta, ônibus, metrô e individual motorizado - e com o espaço público.

 

Por meio de um estudo de caso, a pesquisadora analisa a modernização recente feita pela CPTM no sistema de trens interurbanos, mostrando que as ações não alteraram o quadro atual de estações fragmentadas e sem legibilidade de acessos (sem placas de orientação e por espaços públicos sem qualidade). Por fim, o artigo aponta para o principal desafio das autoridades responsáveis. A conclusão é que, para responder à mobilidade urbana do futuro, será preciso adotar soluções de ampliação e facilidade destas conexões, melhorias que se reverterão em condições efetivas de microacessibilidade nos pontos nodais do sistema de transporte.

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A microacessibilidade na mobilidade urbana

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