A criação de indicadores para aferir o grau de bem-estar dos cidadãos é algo que as nações e organismos internacionais vêm buscando há tempos. Saber do progresso e desenvolvimento de seus povos é algo essencial.
Há cerca de dois anos, professores do Instituto de Finanças da FGV/EAESP uniram-se ao MyFunCity e Movimento Mais Feliz interessados em estudar o grau de bem-estar do cidadão. Conhecedores dos diversos índices existentes ao redor do mundo, entenderam que não bastava replicar indicadores já conhecidos, porque o povo brasileiro tem características próprias que devem ser consideradas.
O grupo resolveu criar uma metodologia que permitisse a obtenção de um Índice de Bem-Estar próprio para o Brasil. O objetivo é que esse conjunto de indicadores permita a geração de Políticas Públicas e Privadas que busque melhorar o nível de bem-estar das pessoas.
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa do Índice de Bem Estar-Brasil (WBB©) relativo à cidade de São Paulo. O relatório traz o grau de relevância e satisfação das pessoas em relação aos diferentes aspectos de vida, contendo respostas a 68 questões reunidas em 10 indicadores, a saber: Saúde, Educação, Segurança, Poder Público, Meio Ambiente, Transporte e Mobilidade, Família, Vida profissional e financeira, Consumo e Redes de Relacionamento. O conjunto de resultados permite conhecer a composição da população de São Paulo, em termos sócio-econômicos e a percepção das pessoas em relação às mais diversas relações de seu dia-a-dia.