Inconformado com os problemas observados na Ciclovia da W5 Norte, no DF, e com o descaso do Poder Público no tema mobilidade urbana saudável, o ciclista Uirá Lourenço tomou a iniciativa de elaborar um amplo estudo, com tópicos de textos intercalado à farta documentação fotográfica sobre as falhas da infraestrutura cicloviária implantada na Asa Norte de Brasília.
As fotos foram tiradas por dias seguidos, de novembro de 2012 a abril deste ano, para servir como um testemunho das falhas estruturais e das infrações de motoristas que estacionam ilegalmente seus autos sobre as calçadas e diante dos acessos da ciclovia, bloqueando o caminho tanto de ciclistas como de pedestres.
Além das infrações recorrentes e da ausência de medidas educativas e de fiscalização por parte do órgão responsável, o Detran-DF, o estudo revela outras falhas graves da ciclovia, a saber: descontinuidade no trajeto; falta de sinalização; falta de preferência nos cruzamentos; conflitos com pedestres; falhas na iluminação; problemas de drenagem; pontos de acesso e de travessia inseguros ou inexistentes.
São citados trechos do Código de Trânsito, da Política Nacional de Mobilidade Urbana e de leis distritais que amparam a mobilidade urbana sustentável e, finalmente, o trabalho faz a apresentação de propostas e dá exemplos do exterior que podem ajudar a melhorar as condições da ciclovia não só na capital federal, mas em todas as cidades brasileiras que vêm investindo na estrutura cicloviária.