Os números são de um levantamento do professor de economia Alcides Leite*, da Trevisan Escola de Negócios. Para fazer a conversão para reais, ele usou a cotação desta quarta-feira por volta das 12h.
No Rio de Janeiro, a passagem também é mais cara do que nessas duas cidades latino-americanas.
Em comparação com Nova York, o bilhete unitário em São Paulo e no Rio de Janeiro é mais barato. No entanto, a cidade americana oferece descontos dependendo da frequência dos usuários. O bilhete válido por 30 dias, por exemplo, custa R$ 188. Com isso, o preço em São Paulo e no Rio praticamente se equipara ao de Nova York. Quem faz duas viagens por dia durante um mês nessas duas cidades brasileiras paga R$ 180 e R$ 186, respectivamente.
Já em comparação com cidades europeias, o metrô no Brasil não está caro. Dez viagens para qualquer lugar de Madri custam R$ 35; em Paris, R$ 30,10; em São Paulo, R$ 30.
Veja abaixo as diversas tarifas de metrô, sempre em reais, em algumas metrópoles internacionais.
RIO DE JANEIRO
Tarifa normal: R$ 3,10
Gratuidade:
Alunos da rede pública de ensino fundamental e médio do Rio de Janeiro;
Maiores de 65 anos;
Pessoas com Deficiência e acompanhante legalmente autorizado;
Doentes crônicos e acompanhante legalmente autorizado.
SÃO PAULO
Unitário: R$ 3,00
Integração: R$ 5,10
Estudante paga meia e tem direito a quatro viagens no período de duas horas
8 viagens: R$ 22,30 R$ 2,79 por viagem
20 viagens: R$ 53,80 R$ 2,69 por viagem
50 viagens: R$ 127,50 R$ 2,55 por viagem
Deficientes são isentos do pagamento de tarifa
Acima de 65 anos de idade não paga tarifa
Desempregado sem justa causa há mais de um mês e há menos de seis meses não paga tarifa
LONDRES
Zonas Adultos Crianças (5 a 15 anos) Com cartão pré-pago
1 12,24 5,98 5,70
1-2 12,24 5,98 7,70
1-4 15,09 7,40 10,26
1-6 15,09 7,40 13,68
NOVA YORK
O bilhete de viagem única: R$ 4,53
7 dias: R$ 52,49
30 dias: R$ 188,24
6 viagens: R$ 18,82
Idoso com mais de 65 anos e deficientes pagam meia
BUENOS AIRES
Tarifa Normal: R$ 1,05
Tarifa Abono Estudantil (alunos do ensino básico e superior): R$ 9,24
De segunda a sexta sem limites de horário e aos sábados até às 15 horas.
Máximo de 4 viagens por dia, 14 por semana y 40 por mês.
Tarifa Abono Professor (professores da rede pública de Buenos Aires): R$ 16,38
De segunda a sexta sem limites de horário.
Máximo de 2 viagens por dia, 10 por semana y 44 por mês.
Gratuito para aposentados e pensionistas, alunos de curso fundamental de escola pública e deficientes.
SANTIAGO (CHILE)
Tarifa depende do horário
Dias úteis:
das 7:00 às 8:59 e das 18:00 às 19:59 = R$ 2,44
das 6:30 às 6:59, das 9:00 às 18:00 e das 20:00 às 20:44 = R$ 2,22
das 6:00 às 6:29 e das 20:45 às 23:00 = R$ 2,03
Sábados, domingos e feriados = R$ 2,22
Estudantes e idosos sempre = R$ 0,70
MADRI
Toda a rede: R$ 4,74
Simples (parte da rede): R$ 3,56
10 viagens simples: R$ 22,04
10 viagens toda a rede: R$ 35,55
Simples para aeroporto: R$ 6,71
Menores de 4 anos não pagam
TÓQUIO
O preço do bilhete varia em função da distância percorrida:
De 1 a 6Km: R$ 3,50
De 7 a 11Km: R$ 4,16
De 12 a 19Km: R$ 5,04
De 20 a 27Km: R$ 5,91
De 28 a 40Km: R$ 6,57
Bilhete diário de Tokyo Metro (viagens ilimitada durante 1 dia): R$ 15,55
Adquirindo os bilhetes simples, a cada 10 ganha um bilhete adicional.
As crianças têm um desconto adicional de 50% em todas as tarifas
PARIS
O mesmo bilhete pode ser usado no metro e ônibus.
Bilhete unitário : R$ 4,03
Caderneta de 10 bilhetes : R$ 30,10
Carta “Paris Visite” : validade de 1 a 5 dias, podem ser usadas no metro e
ônibus, sem limite de viagens dentro das zonas selecionadas.
1-3 zonas : de R$ 23,11 (1 dia) a R$ 73,83 (5 dias)
1-5 zonas : de R$ 48,59 (1 dia) a R$ 126,56 (5 dias)
Crianças entre 4 e 11 anos pagam tarifa reduzida.
*Alcides Leite, professor de economia na Trevisan Escola de Negócios, é colaborador do blog Radar Econômico. No ano passado, ele conduziu a seção “Quanto custa”, em que comparava preços de um mesmo produto em diversos países. Há um ano, quando ele comparou a passagem de metrô no Brasil com outros países, a diferença em relação a Buenos Aires era ainda maior do que hoje. As taxas no Brasil eram sete vezes mais caras que no metrô portenho.