Campanha Sinalize


Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo
Apresentação

Sinalização para pessoas 

O Mobilize Brasil lança a campanha Sinalize, que procura estimular as cidades a melhorar a sinalização dirigida a ciclistas, pedestres e usuários do transporte público.

Hoje, de forma geral, as cidades brasileiras têm 90% dos sinais de trânsito voltados apenas aos motoristas. Pedestres e ciclistas "ganham" sinalização apenas nas áreas de conflito com o tráfego de carros.

Não há tótens com mapas, que indiquem os principais de pontos de referência, que podem ser alcançados a pé ou de bike. Não há - salvo raras exceções - indicação das rotas adequadas aos ciclistas. Mais raros ainda são os sinais sonoros para pessoas com deficiência visual.

E também praticamente inexiste sinalização nos pontos de ônibus. Que ônibus passa aqui? Quando passa o ônibus? Esse ônibus passa pelo hospital ou pela estação do trem? Perguntas desse tipo são muito comuns entre os usuários do transporte público, situação que poderia ser resolvida com um bom programa de sinalização, em todos os pontos, com manutenção adequada.

O objetivo não é encher as cidades de placas e mais placas, o que aumentaria a poluição visual urbana. A ideia é estimular racionalização dos sinais, de forma a melhorar a legibilidade para todos. E isso envolve as autoridades, designers e arquitetos, além da população.

O objetivo principal é facililitar (e assim encorajar) os deslocamentos sem o automóvel.

Participe, sinalize! 

Saiba mais:

Campanha Sinalize - Relatório Final referente a 2014