Presença confirmada no grande evento que teremos este ano no Rio de Janeiro. Prestigiar nossos atletas paralímpicos será mais que inspirador. A primeira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos foi em 1972, em Heidelberg, na Alemanha, com uma delegação com 20 atletas. De lá pra cá, a participação do Brasil é cada vez mais representativa. Para se ter uma ideia, em Londres, em 2012, fomos representados por 182 atletas em nossa 11ª participação e conquistamos mais de 200 medalhas. E também em Londres tivemos o melhor resultado, o sétimo lugar.
Nas Paralimpíadas deste ano, o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB espera chegar ao quinto lugar no quadro geral. Londres contou com mais de 4,2 mil atletas de 166 países. É muita gente! Sem falar o número de pessoas com deficiência que estará por lá. Haverá muita gente transitando na cidade, chegando nos aeroportos e rodoviárias, utilizando transportes públicos, querendo pegar táxi, rodeando a Vila Olímpica, frequentando os Parques Olímpicos, visitando os pontos turísticos…
Ainda bem que estarei neste burburinho e poderei conferir tudo pessoalmente. Há dois anos, estive no Rio de Janeiro e fui bem recebida. Consegui visitar vários pontos turísticos e não tive grandes problemas, apesar de ser praticamente a única cadeirante. Nas minhas andanças por aí, sempre que comentava que era brasileira, era unânime falarem que queriam muito estar no Brasil nas Paralimpíadas em 2016. Muitos amigos cadeirantes do mundo estarão no Rio em 2016, e ainda bem que ouço e vejo várias ações e iniciativas no campo da mobilidade e da acessibilidade acontecendo para melhorar a nossa vida por lá. Como estarei presente, vou conferir, ok?
Fontes: Comitê Paralímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e Wikipédia