Estive durante 5 dias participando do congresso de Turismo Acessível – Destinations for All – nesta cidade que é totalmente envolvente chamada Montreal. Apesar de muito trabalho, consegui escapar nos intervalos do congresso para espiar tudo. Montreal está na parte francesa do Canadá, e o francês é a primeira língua, embora todo mundo se comunique perfeitamente em inglês.
Estar por lá no outono, com as folhagens em tons vermelho-laranja-amarelo, é apaixonante, um brilho só. Este colorido especial se mistura o tempo todo com as chuvas frequentes, lembrando que Montreal é uma cidade que convida a descobri-la a pé. Com certeza é um lugar bom demais. Na maior parte da cidade você encontra muita acessibilidade, sendo que no centro histórico tive momentos desafiadores para andar com a Julinha.
Montreal deixa a desejar com o transporte público para pessoas com deficiência, nem todos os ônibus apresentam acessibilidade e no metrô não há. Existe o Paratransit, um sistema de transporte adaptado que nos leva com segurança pra lá e pra cá, basta fazer um cadastro no site da STM (sistema de transporte de Montreal) e contratar o serviço.
Pois é, Montreal deixou uma vontade danada de voltar!