No dia 17/6 (sábado), ao voltar com as crianças para casa, fomos surpreendidos por um motorista que nos ignorou durante a travessia e passou em alta velocidade pela faixa. Apesar do aceno insistente do meu filho, o motorista passou direto, sem cerimônia. A cena está gravada no vídeo (clique para acessar).
Infelizmente o desrespeito é comum. As freadas bruscas e colisões próximas às faixas revelam que o respeito à faixa de pedestre enfraqueceu. A campanha de respeito à faixa, que tornou a capital federal referência, completou 20 anos em abril.
Freadas brusca, colisões e insegurança nas proximidades das faixas de travessia em Brasília.
Os dados sobre atropelamentos são preocupantes: em 2016, 133 pedestres foram mortos (em 2015, foram 112). E apenas na última semana três pedestres foram atropelados, um deles na faixa de travessia.
Nos comentários no vídeo postado no facebook, mais queixas quanto ao desrespeito na travessia.
Campanhas educativas são necessárias, assim como fiscalização regular, com agentes de trânsito na rua, para coibir o desrespeito na faixa. As infrações costumam ser causadas pelo excesso de velocidade e pela distração (celular ao volante).
– Texto original divulgado junto com o vídeo no facebook:
Flagrante de desrespeito à faixa de pedestre em Brasília (Asa Norte). Muitos motoristas ignoram até mesmo quando crianças imploram para atravessar…
Na capital “moderna”, com fama de respeito ao pedestre, a imprudência (excesso de velocidade) e a distração (uso de celular ao dirigir) agravam a insegurança.
Não foi a primeira vez – e duvido que seja a última – que um motorista ignora totalmente a nossa travessia. Felizmente estou aqui postando o vídeo-denúncia, com meus meninos em casa. Se não tivesse lhes ensinado desde cedo a ficarem alertas aos aloprados de plantão, poderia estar agora apreensivo num leito de hospital.
Ao andar e pedalar na selva brasiliense tem que estar sempre atento para sobreviver!