O encontro "Olhares da Mobilidade por Bicicletas: Mulheres, Etnias e Territórios", que acontece gratuitamente no Sesc Paulista no dia 22/1, das 19h às 21h, buscará apontar e refletir sobre a Mobilidade Urbana em suas inúmeras interfaces, em uma cidade de grande dimensão territorial, e que traz inúmeras questões relevantes quanto aos modos de deslocamento.
Ao trazer as discussões para Território, Gênero e Etnia, a proposta é ouvir as experiências, informações, conhecimentos e vivências sob a ótica de quem atua e exerce suas atividades segundo os pontos focados.
Participantes
Denise Silveira é documentarista e jornalista formada pela PUC-RS. Trabalhou nos principais veículos de comunicação como Record TV (SP), Band (SP/RS), Globo (Rio) e SBT (SP/RS), onde recebeu o Prêmio de Justiça e Direitos Humanos (RS 1990). Passou a ver a mobilidade de outra forma depois de ficar oito meses sem andar, em 2013, e enfrentar a falta de acessibilidade na cidade de São Paulo, onde vive há 25 anos. Começou a usar a bicicleta combinada ao transporte público no ano passado, depois de colaborar com o projeto "Ciclovia Musical", que são roteiros de bike com paradas para apresentações de música. Recebeu Menção Honrosa pela direção e roteiro do curta "Ciclovia Musical", no Mobifilm 2018, Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito. Conferencista selecionada pela Federação Européia de Ciclistas para falar no painel "Mídia, Amiga ou Inimiga", na Velo-city 2019, realizada em Dublin, Irlanda. Para comprar as passagens, fez uma campanha virtual e conseguiu o valor em apenas quatro dias.
Patrícia Maria de Jesus é professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Pós-Doutorado em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC (UFABC). É Doutora (2015) e Mestre (2008) em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Bacharelado (2005) e Licenciatura (2003) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Kelly Cristina Fernandes é arquiteta e urbanista pela FAU-Mackenzie, onde foi bolsista do Programa MackPesquisa, e pós graduanda em Economia Urbana e Gestão Pública na PUC/SP. É Analista do Programa de Mobilidade Urbana do Idec e colaboradora na Associação Cidadeapé.
Jô Pereira é Educadora Física e Artista. Atualmente é Diretora Geral da Ciclocidade 2019-2010, Representante do programa Bicycle Mayor da Emabaixada da Holanda no Brasil. Fundora o Coletivo Pedal na Quebrada (2018) criadora do Mapa Pedal Afetivo (2016). Atua principalmente com coletivos de fortalecimento, engajamento e encorajamento de mulheres negras na ciclomobilidade.
Serviço
Encontro: Olhares da Mobilidade por Bicicletas: Mulheres, Etnias e Territórios
Local: Avenida Paulista, 119, Bela Vista - Praça (Térreo)
Dia 22/01, das 19h às 21h - Grátis