O objetivo do seminário é jogar luz sobre o recorte de gênero dos principais desafios ligados à Mobilidade Urbana em São Paulo e no Brasil, qualificando as propostas de políticas públicas que visem a tornar a mobilidade urbana mais humana, justa, equânime e acessível.
Tendo em vista a invisibilidade da mulher - reforçada por marcadores sociais, raciais e territoriais - no planejamento da mobilidade urbana, esse seminário compõem discussões 100% conduzidas por mulheres atuantes nas discussões contemporâneas sobre a cidade. Queremos subsidiar as mudanças de paradigma necessárias às pessoas que planejam e tomam decisões sobre o futuro dos centros urbanos.
Na primeira parte do evento será dado um panorama geral sobre a participação de mulheres na produção de políticas públicas de mobilidade urbana. Já na segunda mesa, especialistas explorarão a diversidade dos padrões da mobilidade nos recortes de gênero, raça, renda e território.
Durante a tarde, as painelistas vão abordar as demandas específicas de mulheres nos transportes coletivos e ativos - modos de locomoção onde elas são maioria. O evento também pretende gerar adesão dos tomadores e tomadoras de decisão presentes aos compromissos com a mobilidade urbana sustentável com a perspectiva de gênero.
Para confirmar presença e obter mais informações, acesse a página do evento.
Serviço
Mobilidade Urbana e a perspectiva das mulheres
Organização: WRI Cidades Sustentáveis, Cidade Ativa, Corrida Amiga, SampaPé, Pé de Igualdade e ANTP
Quando: 5 de dezembro de 2016
Onde: Sala Cidade Jardim do Espaço São Paulo Center (Av. Lineu de Paula Machado, 1088 / 1100 – Cidade Jardim).