As cidades necessitam de espaços urbanos mais humanos e integrados que respondam às demandas de mobilidade da população. Destinar esses espaços às pessoas e fortalecer seu sentido público torna-se um desafio constante para que os gestores deem efetividade às políticas urbanas e promovam a sustentabilidade das cidades. Experiências exitosas e desafiadoras são cada vez mais comuns em capitais onde os índices de Desenvolvimento Humano são satisfatórios, mas os problemas com trânsito são crescentes.
Ao lado das ações de profissionais e gestores urbanos que atuam para a melhoria da vida nas cidades, a presença de organizações do terceiro setor se mostra necessária devido ao processo diferenciado e coletivo das decisões sobre que tipo de espaço das cidades queremos: compartilhado e mais humano, isto é, destinado a todos os públicos e seus meios de ir e vir.
Aliado a esse processo, o uso da bicicleta como meio de transporte traz na sua concepção uma revalorização do espaço urbano, de modo que as experiências em diversas cidades do mundo têm se mostrado efetivas e correspondem às alternativas de mobilidade, tornando o trânsito mais seguro e sustentável para a qualidade de vida das pessoas. Somente com o envolvimento direto da população e uma efetiva ação do poder municipal e estadual na execução de políticas estruturantes é que podemos avançar.
A proposta do III Fórum Sergipano da Bicicleta – 3FSBICI – traz como tema principal “Pedalando em direção a novos espaços públicos” e tem o objetivo de trazer experiências exitosas para serem discutidas e analisadas por todos os cidadãos, empresas e organizações que se preocupam com a cidade e o seu futuro. O que se propõe é desafiar a todos a possibilidade de uma interação e um novo olhar para a realidade urbana nos aspectos da violência no trânsito, economia e mobilidade para que unidos possa ser estabelecido um canal de contribuições e de transparência das ações realizadas no estado de Sergipe.
Convidamos todos a participarem deste evento. Os gestores urbanos das administrações municipais e estadual, assim como os profissionais e especialistas de diversas áreas da arquitetura, urbanismo, engenharia, sociologia e geografia etc. para que possamos criar um diálogo mais amplo e qualificado, de forma que possamos construir propostas viáveis para uma melhor mobilidade de nossas cidades.
Mais informações e inscrições: www.fsbici.com.br